É a incapacidade de esvaziar a bexiga. Na forma aguda a pessoa não consegue esvaziar a bexiga mesmo quando ela está cheia. Neste caso é uma emergência médica que necessita de um pronto atendimento médico.
Na forma crônica a pessoa pode urinar aos poucos, por diversas vezes, porém sem conseguir esvaziar a bexiga adequadamente. Nesse caso ela continua com vontade de urinar mesmo após eliminar um pouco da urina.
Algumas causas da retenção urinária podem ser: devido à constipação intestinal, quando as fezes duras dentro do reto pressionam a bexiga ou a uretra, causando o seu fechamento, ou quando algo está obstruindo o trato urinário, ou por problemas nervosos (nas inervações) que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga ou por edema (inchaço) do canal uretral devido a infeção urinária, ou por infeções de urina (irritação ou inflamação).
Também pode ocorrer após cirurgias nesta região por obstrução por cálculos (pedras): ou quando a parede entre a bexiga e a vagina enfraquece permitindo que a bexiga tombe para dentro da vagina, ou quando o reto cai para dentro da parede da vagina.
Qualquer pessoa pode ter retenção urinária, mas é mais comum em homens após os 50 anos, devido ao aumento da próstata (hiperplasia prostática).
Telefone:
16 99129-6705
Rua Garibaldi, 2052 – Sala 8
Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto - SP
E-mail:
contato@silviatarifa.com.br